O setor social no concelho de Gavião - por Maria José França Ferreira

O setor social no concelho de Gavião - por Maria José França Ferreira

 

A equipa de “Um Novo Gavião” não pode, em meu entender, deixar de refletir sobre um dos aspetos mais importantes dos habitantes do concelho - o setor social da faixa etária que é a maioria dos seus habitantes - os seniores.

 

Concelho disperso, rural e interior, carateriza-se por ter mais necessidade de combate à solidão, mais apoio na saúde, com melhores canais de acesso aos serviços de saúde, com mais proximidade (Abrantes).

 

O fato de as urgências terem sido canalizadas para Portalegre (56 km) não ajuda em nada a mobilidade quer em serviço ambulatório, quer em transportes públicos (só há pouco tempo criados para colmatar o fato de não existirem no nosso Concelho). De referir também, a área das especialidades médicas, sediadas na sua maioria em Évora (130 km).

 

Esta realidade não facilita o acompanhamento real dos familiares assim como os custos inerentes se tornam mais pesados para os utilizadores e familiares acompanhantes,

 

O Concelho carece ainda de apostas no turismo sénior (por exemplo dar vida ao Inatel) de modo a proporcionar contatos com outras pessoas, vindas de realidades diferentes, permitindo assim um convívio enriquecedor.

 

No âmbito das IPSS (Instituições particulares de solidariedade social) “optimizar” os serviços de apoio domiciliário – serviço móvel da unidade de saúde e centros de dia – de modo a que os utentes (idosos) não saiam demasiado cedo do seu habitat natural e possam sentir-se mais seguros.

 

"Há tomadas de posição em que vem a cobardia e pergunta: é segura?

Vem o oportunismo e pergunta: é política?

Vem a vaidade e pergunta: é popular?

Mas vem a consciência e pergunta é: correcta?

Chega um momento em que temos de tomar uma posição que não é segura, nem politica, nem popular, mas que tem de ser tomada porque a consciência nos diz que é a posição correta!” (Martin Luther King)

publicado por Paulo José Matos às 23:24 | comentar | favorito