Clipping - Altri investe 35 milhões na Celulose do Caima

Link: http://economico.sapo.pt/noticias/altri-investe-35-milhoes-na-celulose-do-caima_180467.html



Altri investe 35 milhões na Celulose do Caima

Hermínia Saraiva  
29/10/13 12:58

 

Reconversão da fábrica permite vender produto com maior valor acrescentado.


A Altri está a negociar com a AICEP um contrato de investimento de 65 milhões de euros. A maior fatia desta verba, 35 milhões, será aplicada na reconversão da Celulose do Caima para a produção de pasta solúvel, que terá como principal destino o mercado chinês. Os restantes 30 milhões serão direccionados para a Celbi.



A expectativa de Paulo Fernandes, presidente da Altri, é vir a "obter benefícios que estejam no topo daquilo que a AICEP costuma atribuir". "Há limites impostos pela Comissão [Europeia] que andam à volta dos 30% a 35%, mas esses incentivos só serão atingidos com metas muito claras, temos de nos comprometer com exportações, com o valor acrescentado, a manutenção de postos de trabalho", explica o presidente da Altri.



A reconversão da fábrica da Celulose do Caima deverá estar concluída em 2015, passando a produzir "dissolving pulp", ou pasta solúvel, que pode ser usada na produção de viscose para o sector têxtil, de acetatos para a indústria tabaqueira ou de combustíveis, entre outros. "Este produto vai ser dirigido à China e a Taiwan, onde temos desenvolvido contactos", avança Paulo Fernandes.

publicado por Paulo José Matos às 13:00 | comentar | favorito