Clipping: "França prepara cortes na Segurança Social"

No último governo sombra, João Miguel Tavares disse algo mais ou menos assim "É curioso que todos os governos de esquerda no poder, estejam aplicar a receita do centro direita, foi assim em Itália, agora é o em França."

 

Será que isto é a evidência que na Europa, não há alternativa ao centro direita?

 

Hoje curiosamente eis a notícia...

 

link: http://economico.sapo.pt/noticias/franca-prepara-cortes-na-seguranca-social_191246.html

 

França prepara cortes na segurança social

António Freitas de Sousa

15/04/14

 

Executivo chefiado por Manuel Valls poderá decidir cortes de 23 mil milhões de euros no Estado social.

 

A proposta do novo primeiro-ministro francês, Manuel Valls, de promover uma poupança da ordem dos 50 mil milhões de euros na despesa pública ao longo dos próximos três anos, já tem um ‘road map’.

 

Segundo a imprensa francesa de hoje, a poupança será realizada em especial no segmento da previdência social. Só depois disso surge a retracção da despesa primária e finalmente o financiamento às administrações locais e regionais.

 

A informação não é oficial mas, a ser verdade, segue os mesmos passos de outras economias europeias apostadas na poupança: o Estado social surge à cabeça nas intenções de contenção de gastos, com um contributo estimado de 23 mil milhões de euros.

 

A decisão do novo governo francês pode tornar-se polémica, num país que é historicamente uma referência na matéria: foi um governo chefiado por um socialista – Leon Blum, em 1936 – que implementou diversas medidas sociais de apoio aos trabalhadores, que viriam a tornar-se letra de lei um pouco por toda a Europa.

 

O próprio presidente francês, François Hollande – que está num pico de falta de popularidade – poderá ver novamente a sua imagem afectada, reforçando a ideia, defendida pelos partidos à sua direita, de que há um distanciamento crescente entre o governo do país e o eleitorado que o colocou no poder.

publicado por Paulo José Matos às 08:30 | comentar | favorito