Discurso de Apresentação do Candidato Paulo Matos à Câmara Municipal de Gavião - 2013

 

Autárquicas 2013

 

 “Um Novo Gavião – um ciclo para o crescimento 2013-2017” 

 

Queremos construir um Novo Gavião,

seguindo o caminho da disponibilidade, da determinação, da competência, 

da eficácia e da visão estratégica.

 

As Pessoas,

 são o nosso principal designio,

a nossa motivação,

e a razão de ser das nossas conviccções.

 

 

 

 

 

 

 

 

Senhor Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Dr. Campos Ferreira, caro Presidente da Comissão Politica Nacional da JSD, o meu bom amigo Hugo Soares,

Presidente dos Jovens Autarcas Social Democratas João Leite,

caro Presidente da Comissão Politica Distrital do PSD de Portalegre, Dr. Cristóvão Crespo,

Presidente da Comissão politica Regional JSD de Portalegre – João Nabais Pinto,

caro mandatário, Sr. Carlos Pereira,

Caro Mandatário financeiro, Fernando Chambel

Carissimo Director de campanha – Luís Santos, o qual desde já deixem-me dizer , que tem feito um trabalho excelente e à vista de todos com alto nível de profissionalismo,

Futura presidente da Assembleia Municipal – Prof. Maria José

futuro presidente  da Junta de Freguesia de Atalaia e Gavião – Sr Semedo,

futuro presidente da Junta de Freguesia de Comenda – Manuel Chambel,

futuro presidente da Junta de Freguesia de Belver – Vitor Claro

futuro presidente da Junta de Freguesia de Margem – Manuel Rosário,

 

caras e caros candidatos integrantes nas listas de “Um Novo Gavião”,

 

caras e caros amigos, cidadãos gavionenses,

 

É um orgulho imenso, estar aqui hoje perante vós.

 

Deixem-me dar uma pequena e inicial palavra, à minha familia, que me tem apoiado, mesmo sabendo que o caminho é tortuoso, sofrem em solidariedade com os desafios que todos os dias enfrento. Obrigado. 

 

A força, a disponibilidade e motivação diária que vocês emprestam aos nossos candidatos, reforçam o nosso empenho na mobilização de TODOS os cidadãos do Concelho do Gavião, numa prova da capacidade de intervenção demonstrativa da esperança de vitória neste Concelho que é o nosso.

 

Estou convicto que esta candidatura promovida e apoiada pelo PSD, mas que abrange a sociedade civil. Vai dar à população de Gavião, à população que quer um melhor Gavião, o triunfo nas eleições autárquicas de 2013.

 

2013 tem e terá que ser o ano da afirmação de um projecto que é pelas pessoas e para as pessoas.

 

Amigos não há mais tempo, estamos a lutar por uma última oportunidade!

 

É por esta causa que temos arregaçado as mangas.

É por este objectivo que lançámos mãos à obra.

A certeza de uma alternativa credivel mostrada durante os últimos quatro anos, traz-nos com humildade o aceitar dos resultados da vontade dos Gavionenses.

 

O nosso desafio nestas Autárquicas é ganhar, não por conveniência partidária. Muito menos por interesse pessoal. Mas sim por imperativo local. Queremos ganhar para defender as pessoas, porque o que realmente importa é o concelho do Gavião e as suas gentes.

Caras e caros amigos,

Está na altura de colocar em primeiro lugar o futuro da vida dos gavionenses, assumindo uma ideia clara sobre um novo modelo político e ético de governação e também de desenvolvimento económico e social para o concelho.

Está na altura da afirmação de um projeto político ao serviço de todas as gerações, de todos os empreendedores e trabalhadores, de todos os ativos e reformados, de todos os homens e mulheres, de todos os jovens.

É necessário um projeto de inquestionável qualidade democrática e decisora. Num momento particularmente exigente na vida do nosso Concelho, exige-se uma ideia ambiciosa para o futuro do Gavião. Uma ideia nova para fazer política e para governar de uma forma diferente e mais interativa.

Os nossos candidatos estão preparados.

Não apenas no conforto da casa de cada um, mas sobretudo no juízo da rua, os eleitores têm que se rever nas nossas caras, nas nossas propostas, nas nossas atitudes, não apenas em ano ou época de eleições. Muito menos em circuito fechado. Mas sempre com todos, para todos e em toda a parte.

 

O Gavião precisa de nós, mais que nunca.

Por isso mesmo, é preciso motivar, envolver, participar e vencer. É preciso contagiar os eleitores com a nossa confiança, com o nosso entusiasmo, com o nosso trabalho, com o nosso exemplo.

 

É preciso crescer, cativar, alargar e abranger. Desde logo a juventude. As nossas portas são de inclusão e de acolhimento e abrem para dentro.

 

Renovação não é dispensar quem é útil. É acrescentar quem faz falta.

O nosso projecto não é um projecto pessoal, mas terá uma liderança clara.

Não é, também, um projecto só de alguns, mas terá uma equipa dirigente, forte e coesa.

Reforço, não é um projecto partidário, é sim um projecto de cidadania incentivado pelo PSD, mas sempre de e para os Gavionenses.

Agora é preciso seguir em frente. À nossa maneira. À medida das novas exigências. Fazendo pontes com as boas práticas e ruptura com os maus exemplos.

 

Caras e caros amigos,

 

A continuidade do mesmo projeto partidário no nosso concelho não satisfaz a vontade dos que querem o melhor para o Gavião. É na mudança e o tempo para mudar é este, para se garantir que voltamos a encarrilhar no progresso e sustentabilidade .

 

É tempo de mudar! A continuidade desta politica amorfa não serve as necessidades do futuro.

 

É necessário uma nova visão com sentido estratégico para a criação de riqueza e de emprego, com aproveitamento integral das vantagens competitivas do nosso território, combatendo a inevitável ultraperiferia do norte alentejano com as nossas próprias vantagens comparativas.

 

A promoção de um novo modelo de desenvolvimento para o Gavião, mais assente nos meios tecnológicos, é o nosso desafio e ambição. Sabemos o que queremos e como fazer.

 

A participação livre e autónoma dos parceiros sociais no planeamento económico e financeiro dos dinheiros públicos é uma garantia de participação cívica indispensável.

 

No nosso entendimento político, cada crítica tem de ser acompanhada de uma solução. Sempre assim o fizemos ao longo destes 3 anos, demonstrando que não é demagogia.

 

A nossa postura passa por respeitar os nossos adversários, não tendo nunca receio de aplaudir as boas decisões, nem deixar de ajudar a encontrar as melhores respostas para os problemas do Concelho.

 

Para o bem colectivo, estamos sempre prontos para trabalhar. Seja na Câmara, nas Juntas de Freguesia ou na Assembleia Municipal, com todos os partidos políticos que estão dispostos a embarcar num projecto para colocar Gavião no caminho de um desenvolvimento sustentável.

 

Caras e caros amigos

 

O poder conquista-se com todos, e todos somos o povo gavionense. É preciso saber ouvir, partilhar preocupações, medir sentimentos, conhecer opiniões, recolher ideias, explicar situações.

É preciso fazer uma política de proximidade.

É preciso fazer a política da realidade e da verdade.

Quem não está de frente para os problemas, fica de costas voltadas para as soluções.

A nossa política é resolver os problemas das pessoas. De todas as pessoas. Sem meias palavras ou hesitações. Com pragmatismo e determinação.

 

O nosso projecto é a favor de todos. Por isso contamos com todos num projecto ganhador em que todos têm lugar.

O nosso programa tem rosto social.

Aos jovens, lançamos o desafio de nos ajudarem a construir um projeto com capacidade e ambição.

Aos idosos, queremos ajudá-los a viver com qualidade pessoal e qualificação social.

O nosso programa tem visão económica.

Aos empresários, queremos estimular oportunidades sustentáveis de criação de riqueza e promoção do emprego.

 

O nosso projeto é abrangente e transversal, inclusivo e mobilizador, onde a disponibilidade tem de ser uma regra sem excepção, em que cada um no seu lugar dará o seu contributo para fazer vencer o melhor projecto e as melhores equipas.

 

Em cada promessa feita, o dever de a cumprir.

Em cada decisão tomada, a oportunidade de avaliar e escrutinar a qualidade da sua execução e o real impacto, na vida do cidadão, na vida da comunidade.

 

Caras e caros amigos,

 

A nossa responsabilidade imediata passou pela mobilização dos melhores talentos, para cumprir uma nova missão de proximidade, com inovação e renovação geracional. As equipas que me acompanham cumprem esse requisito. A meritocracia que tanto se fala, encontra aqui o seu espaço, nesta candidatura, nesta sala em que nos encontramos.

 

Quero, neste momento, agradecer a todos os participantes nas nossas listas, a confiança que na minha pessoa, foi depositada, e afirmar que tudo o farei para vos honrar, com a consciência que a missão não é fácil, mas que com o vosso apoio será possivel.

 

Termino com a convicção que a população reconhece o nosso trabalho e sabe que pode contar conosco.

 

Temos que mudar de rumo.

 

O Gavião não se pode dar ao luxo de ter uma governação que vê a sua permanência interminável no Poder como o seu grande objetivo. O nosso Concelho precisa de uma nova cultura política.

 

Por isso, agir é o caminho que nos vai levar à vitória.

Que vai ajudar os Gavionenses a concretizar as suas ambições.

Porque vai valer a pena.

Temos de conseguir.

CONTO COM VOCÊS, CONTEM COMIGO PARA CONSTRUIR UM NOVO GAVIÃO.

Obrigado a todos, um forte bem haja.

publicado por Paulo José Matos às 23:59 | comentar | favorito