Tema Sempre Actual - "Como evoluir o concelho"!

Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2006
Propostas Concretas para Gavião

1 - Porque não criamos uma Associação/Cooperativa Vinícola em Gavião?

 
 

Poderíamos aproveitar todo o potencial das encostas do Tejo, que diga-se de passagem neste nosso concelho não são tão diferentes do Douro ( os nossos terrenos também têm argila, xisto e granito)!!!
 

Aliás até podiam ser melhor, pois temos um factor que as encostas do Douro não têm - mais dias de Sol - o que para a uva é melhor!!!

Enfim teoricamente temos um melhor  TERROIR!
 

O que nos falta é a especialização dos nossos recursos humanos e as condições físicas para fermentação!

 
 
 
 


 

 

2 - Porque não divulgar o eco-turismo na zona litoral do país?

 

Já temos um cluster de eco-turismo - Belver / Alamal - e se fizesse-mos uma boa campanha de Marketing,  certamente mais pessoas iriam -nos visitar!!!

 

 

 

3 -  Porque não se aproveita o antigo seminário (que está a cair aos bocados, sendo a sua remodelação algo que evitará uma tragédia... não é novidade que várias gerações de crianças insistem  ao longo dos tempos correr no interior do edifício ... correndo muitos riscos!) e se implementasse em Gavião um televisão on-line que serviria Ponte de Sor, Portalegre, Abrantes e todos os concelhos que rodeiam estes três principais !?!
 

 

Fiz uma pesquisa e a população total afecta, rondaria 150 000 mil pessoas, mas considerando que só 5% tem ligação à net via ADSL encontraríamos cerca de 7500, o que não deixa de ser um número relevante.

 

Esta ideia surgiu-me e tentei encontrar iniciativas parecidas... isto foi só uma amostra!!!
 

Regionais ou locais
 

 
  • http://www.xiratv.com
  • http://www.tvbeja.com (recomendo)
     
  • http://www.valedosousa.tv
  • http://www.tubi.ubi.pt
  • http://www.falcaodominho.pt (recomendo)
     
  • http://missiva.net/MALTAONLINE/MALTATV/maltatv.htm
  • http://www.oeste.tv

Nacionais ou generalistas
 

  • http://www.canal.parlamento.pt
  • http://www.tvnet.pt
  • http://www.tvtuga.com (recomendo)


 

sinto-me: Boas Ideias



 

Comentários:

De fjanuario a 5 de Novembro de 2006 às 22:53
Amigo, para a concretização das suas propostas de aproveitamento das barreiras do Tejo, vejo apenas um senão. Não vou dizer qual é, mas deixo aqui o desafio a quem de direito de fazerem contas. Ora, se um "bairro" de meia dúzia " de metros quadrados na Tapada do Forno na Atalaia levou 25 anos só para fazer uma rua que não terá mais de 50 metros de comprido, se uma "Zona Industrial" no Gavião que cabe dentro de um bolso e que bem representa o tamanho do horizonte dos nossos autarcas avança ao ritmo da lesma, digamos que um projecto ambicioso como o que o amigo propõe, tornar-se-ia numa verdadeira anedota alentejana para ser contada lá para o ano 3000. Não significa isto que eu esteja contra a sua ideia de inovação para a economia, o turismo e o mais que urgente repovoamento do nosso concelho. Além de que sou até um potencial cliente dos futuros vinhos que venham ser produzidos nas arribas do Tejo certamente por empresários agrícolas espanhóis, já que os empresários portugueses e os alentejanos em particular, dormem tranquilamente à sombra da azinheira na companhia dos autarcas atrás referidos. "Desejo" porém que a sua ideia seja devidamente ponderada, e que daqui a 25, 30 anos, bem, vá lá 50 anos, esteja concluído o estudo de viabilidade económica. Já agora, e porque vem a talho de foice, há outras anedotas alentejanas com honras de dimensão nacional. É o caso da Barragem do Alqueva. Se não sabe fica a saber que já o meu avô, que foi combatente da 1ª grande guerra, me falava desta então futura obra que viria, segundo ele, a tirar os alentejanos da miséria em que viviam então. Um abraço e boas ideias para a melhoria do nosso Concelho de Gavião.




 

De catalunha a 7 de Novembro de 2006 às 11:43
Tem muito razão no que diz em relação a política local!
Apesar de tudo algumas ideias "deles" (autarquia de gavião - PS) até têm sido boas, a sua concretização tanto no espaço como no tempo é que...

É impensável o facto de se demorar anos para construir meia dúzia de "pó" (digo esta palavra porque qualquer dia não existira pessoas para usufruir do que se constrói) e aqui está a principal motivação de eu sou ser como sou! Ou seja, talvez demasiado agressivo verbalmente às políticas locais, tento pois, dar ideias boas e/ou más para que através delas/diga-se da sua aplicação se possa incentivar a economia local e daí o REPOVOAMENTO!

Actualmente 45% da população gavionense tem mais de 65 anos, literalmente estamos a morrer!!!



 

De Diogo Martins a 9 de Janeiro de 2007 às 17:54
Bom... não existe um site para promover Gavião mas existe um para promover Belver, que diga-se de passagem, vale mais do que o Gavião (em termos turísticos ). fica a deixa
site Belver Online: http :/ belver.planetaclix.pt




 

De catalunha a 15 de Janeiro de 2007 às 14:50
Por acaso não conhecia o teu site, mas desde já os meus Parabéns...

Alta qualidade nas fotos, bons textos... etc. , etc. , etc. ...

Não te conheço, mas reconheço que és um exemplo a seguir!!! (mesmo pelas autoridades locais, digo junta e câmara )


De Diogo Martins a 3 de Junho de 2007 às 21:36
Muito obrigado pelo comentário , e fica desde já aqui escrito que na próxima actualização já vai ter um link para o seu site.


De alentejo a 22 de Junho de 2007 às 00:19
O que é preciso para Gavião é foclore-concertos da banda,no Gavião,ou fora do concelho ,porque a banda não actua noutros localidades deste concelho-passeios pagos a peso deouro para meia duzia de dirigentes da referida para o presidente da camara mulher e estamos governados.A talho de fice fica a informação que a banda vai actuar a dinarmarca dspendendo a camara de cerca de 5000 contos para pagar esta viagem porque será que nunca vi o presidente nem a mulher acompanhar abanda aqui pelo nosso pais?


 

publicado por Paulo José Matos às 17:27 | comentar | favorito