O resumo da actualidade em Gavião!

Bombeiros e jovens resgatados de ravina já tiveram alta

Os três bombeiros resgatados de uma ravina e os três jovens por eles socorridos em Gavião, Portalegre, já tiveram alta hospitalar, disse o comandante da corporação da localidade.

 

Dois dos três bombeiros, de 28, 29 e 42 anos de idade, pertencentes ao quadro dos bombeiros municipais de Gavião, foram na noite de terça-feira resgatados de uma ravina, após terem socorrido dois jovens que caíram no mesmo local horas antes, sendo que o adjunto de comando daquela corporação apresentava sinais de ter fracturado o maxilar quando desenvolvia manobras para resgatar um dos jovens acidentados.

 

"As piores suspeitas, depois do diagnóstico efectuado no local, não se vieram a confirmar e não há lesões graves a registar", disse, esta quarta-feira, à agência Lusa o comandante dos bombeiros municipais de Gavião, Francisco Louro.

 

Assistidos no hospital de Abrantes, aquele responsável disse que "tanto os bombeiros como os jovens acidentados tiveram alta durante a madrugada", acrescentando que se encontram "de repouso, sem nada partido mas com pequenas mazelas e o corpo dorido".

 

De acordo com o comandante distrital de operações de socorro de Portalegre, Belo Costa, o acidente ocorreu quando os bombeiros estavam a recolher material utilizado no resgate de um jovem, de 18 anos e de um elemento da corporação de Gavião.

 

"Este resgate foi um pouco difícil, tratou-se de uma manobra complexa, pois o terreno onde decorreu a operação é acidentado e o nevoeiro também não ajudou", observou.

 

Nas operações de socorro estiveram envolvidos 19 bombeiros, auxiliados por cinco viaturas, seis elementos da força especial de bombeiros, apoiados por duas viaturas, um helicóptero Kamov, a viatura médica de emergência e reanimação de Abrantes elementos da GNR.

Este caso surgiu depois de, durante a tarde de terça feira, um jovem, de 18 anos, ter caído numa das ravinas das Cataratas do Bal Couvo (Gavião), tendo sofrido ferimentos graves, segundo as observações iniciais.

 

Belo Costa explicou que o jovem resgatado pela Protecção Civil, encontrava-se na companhia de um grupo de "mais três amigos" quando o acidente ocorreu, tendo estes sido encontrados em estado de hipotermia.

 

Os três jovens foram também assistidos no Hospital de Abrantes e também já tiveram alta.

 

Fonte: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Portalegre&Concelho=Gavi%E3o&Option=Interior&content_id=2210029&page=-1

 


 

 

 

publicado por Paulo José Matos às 23:00 | favorito